quinta-feira, 9 de abril de 2015

HISTÓRICO DOS RAIOS X NO BRASIL
O primeiro aparelho instalado no Brasil, foi na cidade de formiga, em Minas Gerais, pelo médico José Carlos Ferreira Pires.

                                   
                         
Passados mais ou menos dois anos e ele já produzia as primeiras radiografias diagnósticas da América do Sul.
O primeiro aparelho de raios X chegou ao País no ano de 1897.

                                   

 Este aparelho foi fabricado pela Siemens, o aparelho era rudimentar, com bobinas de Rhumkorff de 70 cm cada uma e tubos tipos crookes. Na época a pequena cidade de Formiga não tinha eletricidade, e para colocar o aparelho em funcionamento era preciso utilizar pilhas e baterias rudimentares.
Mas, os resultados obtidos não foram satisfatórios para o Dr Ferreira Pires, então ele decidiu instalar um motor fixo de gasolina que trabalhava como um gerador elétrico.com a ajuda de sua esposa, de seus filhos e amigos e de um manual de instrução ele conseguiu colocar o aparelho para funcionar, produzindo assim as primeiras radiografias em chapas de vidro.
Em 1898, a primeira chapa radiográfica, foi realizada, no então ministro Lauro Muller, onde foi visualizado um corpo estranho em sua mão. Entre os anos de 1899 e 1912, Dr. Ferreira Pires adquiriu todos os tubos fabricados pelas Siemens.
Na década de 50, após uma exposição do Departamento de Radiologia da Associação Médica de Minas Gerais, pela falta de interesses das entidades governamentais em criar um museu histórico no País, o aparelho foi enviado para o exterior e encontra-se em Chicago, nos Estados Unidos, no International Museum of Surgical Science.
Dr. Ferreira Pires, contribuiu muito para o progresso da ciência no Brasil e também no exterior, suas observações e pesquisas possibilitaram também a publicação de inúmeros trabalhos em revistas cientificas e congressos médicos. Ele morreu em 1912, considerado um dos principais nomes da medicina brasileira, onde recebeu diversas homenagens.
O pai da radiologia brasileira é o professor da Faculdade Nacional de Medicina (atual Faculdade de Medicina da UFRJ), Nicola Casal Caminha, ele formou gerações de radiologistas.
O primeiro a incorporar a radiologia a clinica foi Henrique Toledo Dodsworth (1864/1916), ele sempre dizia que “Os Raios X não erram, quem erra é o médico que não sabe interpretar”.
No Rio de Janeiro, o primeiro aparelho de raio-X, foi instalado por Álvaro Alvim, ele também radiografou o primeiro caso de xifópagas no mundo, identificando os órgãos das irmãs Rosalina e Maria, que foram separadas com sucesso.
 Infelizmente, Álvaro Alvim também foi o primeiro brasileiro a ser vitima da radiação, o que ocasionou sua morte em 1916, de Leucemia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário